quarta-feira, 15 de março de 2017

Pós-Verdade e a Era da Ignorância.

Ando intrigada com esse termo: Pós-verdade. Assim lendo pura e simplesmente a palavra, se poderia supor que existe uma outra verdade além da verdade. Fica confuso, mesmo porque 'a verdade' nunca existiu, ela é relativa. Esse trecho abaixo peguei do jornal da internet GGN. Leiam e tirem as suas próprias conclusões. Agora como historiadora nunca poderei achar outra coisa , apenas que fatos são fatos.  

Jornal GGNA pós-verdade, termo para definir que os fatos objetivos têm menos importância do que as emoções e crenças pessoais, tomou proporções assustadoras em todos os âmbitos da informação, seja em países desenvolvidos ou em desenvolvimento.  

O fenômeno ocorre, muito provavelmente, facilitado pelas redes sociais, dado seu processo acelerado de produção, reprodução e compartilhamento de ideias. No artigo a seguir, o repórter Tim Harford, do Financial Times, traz novas informações sobre o tema, com avaliações de especialistas que acompanham o avançou da pós-verdade desde as décadas passadas.

Para Robert Proctor, historiador na Universidade Stanford, por exemplo, a humanidade globalizada vive hoje a “era da ignorância”, um verdadeiro contrassenso à era da informação iniciada na década de 1980 e que, teoricamente, ainda estaria em vigor.


Nenhum comentário:

Seguidores

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Praia Grande ., SP, Brazil
Historiadora por profissão. Escritora por destino .Viajante no mundo por acaso. Fotógrafa amadora por paixão.