segunda-feira, 3 de junho de 2013

Machado em Moscou.

Tudo começou por causa de uma crônica publicada no sábado, 01/07/2013 de José Miguel Wisnik sobre Machado de Assis intitulada A revanche de Machado em Moscou e um raio luminoso na Comissão da Verdade”.
Falando assim mais intimamente eu não sou lá muito fã de Machado. Gosto, mas nunca me passou pela cabeça entrar na trama para descobrir se “Capitu” traiu ou não Bentinho. O que tenho por Machado é uma simpatia especial pelo fato dele ser considerado um dos maiores escritores brasileiros e ser mulato.
Imagina o que era ser mulato no Rio de Janeiro em 1839! Tínhamos escravidão. Por isso é que até pouco tempo atrás as fotos dele eram “branqueadas”, afinal aquele que foi considerado pela ‘intelligentia’ como o maior escritor brasileiro de todos os tempos não podia ser “negro”.  
O que me deixou contente foi saber pelo Wisnik que tem um busto do Machado nos jardins da Biblioteca Estadual de Literatura Estrangeira de Moscou na Rússia. Deu no Pravda a homenagem que fizeram. Pravda
Curiosa que sou fui atrás de ver essa estátua. Missão difícil. ‘Googuei’, baixei e saravei, mas nada de achar. Persistente, depois de uma hora optei pelo russo. Acho que todo mundo sabe que eles escrevem em cirílico certo?  Salva pelo tradutor, instantaneamente soube que Machado de Assis é "Топор Ассис" e busto é бюст. Fácil né? Juntei as duas palavras mais a tradução do nome da biblioteca e voilá! Achei Machado parado num jardim em Moscou. Talvez a pesquisa tenha sido emocionante apenas para mim, mas as fotos que achei são essas aí embaixo e resolvi compartilhar .









Um comentário:

Anônimo disse...

Muito bom !!!!!!! Eu não sabia....

Seguidores

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Praia Grande ., SP, Brazil
Historiadora por profissão. Escritora por destino .Viajante no mundo por acaso. Fotógrafa amadora por paixão.