sábado, 13 de outubro de 2012

As Três Graças.



Na mitologia grega, as Graças ou Cárites ( do grego antigo Χάρις) são as deusas do encantamento, da beleza, da natureza, da criatividade humana e da fertilidade da dança. Eram filhas de Zeus e Hera, segundo umas versões, e de Zeus e da deusa Eurínome, segundo outras. As três graças são:
Aglaia (em grego antigo γλαΐα, ‘a resplandecente’, ‘a que brilha’, ‘a esplendorosa’, ‘a esplêndida’) era a mais jovem e bela das três Cárites. Simbolizava a inteligência, o poder criativo e a intuição do intelecto.
Tália (em grego Θάλεια, "a que traz flores") Deusa do brotar das flores, era bela e graciosa.
Eufrosina (em grego Ευφροσυνη, "o sentido da alegria") Personificação da alegria, era bela e graciosa. 

Eu tenho uma ligação pessoal com as Três Graças .Parece que não só eu porque   pintores e escultores através dos tempos  se esforçaram por representá-las.  Desde um afresco, nas paredes que resistiram em pé, na cidade de Pompéia, passando por Botticelli , Rubens, etc até chegar em Picasso e a arte moderna. São esculturas e pinturas, mas  não interessa a forma porque elas sempre aparecem belas.Veja e click nas fotos para ver melhor.


















Nenhum comentário:

Seguidores

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Praia Grande ., SP, Brazil
Historiadora por profissão. Escritora por destino .Viajante no mundo por acaso. Fotógrafa amadora por paixão.